9 de ago. de 2017

RESENHA - LEON

E aí leitores, tudo bem com vocês? vamos conferir a resenha de um livro que fará você se encantar por todos os personagens?
Sinopse:
Quando seu mundo se expande tão rápido que você precisa se reinventar e correr para acompanhá-lo. Quando, de repente, parece que toda a sorte resolveu te acompanhar de uma só vez. Quando os sentimentos mais ocultos afloram em explosão, no momento em que não se julga preparado. Tudo isso e mais um pouco aconteceu com o pacato Leon.Leão, para os íntimos, é filho de lavradores do interior paulista e conseguiu, por esforço próprio, uma aprovação no concorrido vestibular de Medicina da UFRJ. Trocou o campo pela viciante confusão do Rio de Janeiro e seus personagens. Logo no início da faculdade conheceu Arthur, um rico amigo que o abraçou como membro da família. Em pouco tempo, Leon foi convidado a frequentar e morar de frente para o mar, numa das coberturas mais caras da Barra da Tijuca.
Tudo parecia tão fácil e perfeito, que o lado imperfeito ficou com inveja. Arthur, sua mãe e irmã – de apenas 14 anos - iniciaram um jogo de sedução particular com o belo e cativante Leon que, inseguro, se enrolava cada vez mais nas teias dessa gente dominadora. Confuso entre sentimentos verdadeiros e descartáveis, além da própria sexualidade, ele se apaixonou pelo amigo, mas vive o dilema dramático de se afastar dessa família que tanto o transformou e, por conseguinte, do próprio Arthur, com medo que este descubra seus sórdidos segredos.
Nada é tão simples assim na escola da vida. Leon teve de amadurecer à força e tomar decisões que transformariam de vez sua história. O peso de cada escolha era o novo e diferente caminho a seguir. O que fazer?
Este livro trata dos sentimentos e dúvidas verdadeiros de pessoas comuns em busca da felicidade. Trajetórias de altos e baixos que afloram o autoconhecimento, trancafiando ou libertando de vez o leão enjaulado em cada um de nós.
RESENHA:
O livro é escrito por Felipe Sales Mariotto, no ano de 2015 e publicado pela Chiado Editora.
Leon, personagem principal desse livro, sonha em cursar Medicina, típico daqueles jovens de cidade do interior, sabe? Até que consegue passar em um vestibular para cursar Medicina no Rio de Janeiro, e é a partir daí que a trama começa a desenrolar.
Como é de outra cidade, Leon acaba ficando "sozinho" quando chega na faculdade, e acaba se aproximando de Fernanda e consequentemente de Arthur, um cara que está com seu relacionamento com os dias contados. Enquanto que Fernanda acaba tendo interesses a mais com o carinha do interior.
Os trabalhos da faculdade começam a aparecer e Leon e Arthur começam a se aproximar cada vez mais, e por morar mais próximo da faculdade que Leon, os estudos passam a ser frequentes na casa de Arthur.
Devido as muitas despesas que uma faculdade de Medicina ocasionam, Leon é convidado a morar na casa de Arthur, e o que parecia ser algo bom para Leon, acaba colocando-o em uma enrascada daquelas, o sentimento de amizade que tinha por Arthur começa a se transformar, a mãe de Arthur começa sentir atração pelo jovem e a irmã de Arthur de apenas 14 anos de idade passa a investir discretamente em Leon, uma bela enrascada não é mesmo?
Com o desenrolar da história, Arthur sente a necessidade de terminar com a namorada, por também sentir algo mais que amizade por Leon e os dois começam a enfrentar barreiras e obstáculos em nome do amor, mas será que o final desse livro é como contos de fadas?
O livro me fez sair da zona de conforto literária e me fez abrir a cabeça em relação a esse gênero literário, um livro leve e bem escrito que consegue passar uma mensagem para os leitores, mostrando que para o amor não importa cor, idade, gênero ou raça.
Foi um livro que li com poucas pretensões e acabei me surpreendendo MUITO, espero ter a oportunidade de ler outras obras do autor.
Posso assim afirmar que Leon é um livro para todos aqueles que procuram uma leitura leve e com uma mensagem bacana.
NOTA: 4/5

21 comentários:

  1. Gostei dessa historia, bem interessante o crescimento do sentimento do amor entre dois amigos (meninos) que confusão deve ter ter se instalado na cabeça deles.... E o aceitamento e as barreiras a serem enfrentadas... Curiosa....

    bjos

    Glaucia Braga

    ResponderExcluir
  2. Achei interessante e acredito que seja direcionado mais ao público adolescente, por se tratar de dificuldades e dúvidas que nos ocorrem nessa idade. Parabéns ao autor!!

    https://notasmentaisparaumdiaqualquer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá, o livro conta com uma trama genérica, mas para quem busca algo bem leve para ler ele é perfeito. P.S: Só me livro mesmo para ser tão fácil passar em medicina. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Que livro interessante!
    Coitado do Leon! Eu adoro livros que tratam desse gênero e estou doida para ler o desenrolar dessa história!
    Nunca tinha ouvido falar nessa história, uma ótima dica mesmo!

    ResponderExcluir
  5. Que premissa legal. Gostei dessa mistura de relação entre os personagens. Leon disputadíssimo rsrs
    No geral, eu gostei da interação entre os personagens e senti que a história realmente surpreende.
    Não conhecia o autor e nem o livro. Valeu pela indicação!

    ResponderExcluir
  6. Olá Lucas ;)
    Infelizmente não me interessei muito em ler o livro, mas gostei da sua resenha.
    Achei a premissa meio confusa, e os interesses amorosos meio doidos kkkk
    Mas que bom que você se surpreender com a história e o livro fez você sair da sua zona de conforto literária, as vezes é bom isso.
    Abç

    ResponderExcluir
  7. Oi Lucas.
    Adoro livros que me tiram da zona de conforto e que me fazem refletir sobre algo realmente importante achei a premissa um tanto que Clichê até certo ponto mas esse com certeza seria um livro que eu leria sem sombra de dúvidas Fiquei curiosa para saber qual é o desfecho, adorei essa capa.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Olá. Achei bem confuso esses relacionamentos e interesses românticos todos, rs. Acho que eu não leria não, não despertou minha curiosidade. Que bom que o livro te surpreendeu e te agradou tanto.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. O Leon parece ser realmente maravilhoso para todo mundo sentir atração por ele, é a Fernanda, a mão do Arthur, a irmã do Arthur, só faltou a avó, mas enfim, brincadeiras a parte, adoro livros desse gênero, ainda mais quando eles são fluídos e gostosinhos de se ler, o amor do Leon e do Arthur parece ser bem construído e que vai surgindo aos poucos, o que eu adoro em livros, espero ter a oportunidade de ler esse livro, pois parece ser realmente muito lindinho.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Olá.
    Nunca li nada nesse estilo, mas até fiquei curiosa para saber o desenrolar dessa história. A proposta do livro é interessante, deve ser uma boa leitura.
    Que bom saber que você ficou satisfeito com o o enredo oferecido pelo autor/livro.
    Ótima resenha. Obrigada pela dica.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Olá Lucas! Esse livro tem uma história bem original, um tema novo que se insere aos poucos na literatura brasileira. Eu gostei da trama e enquanto lia a resenha fiquei me perguntando: "O que será que esse Leon tem que todo mundo se sente atraído por ele?" rsrsrs. Gostei de saber que os sentimentos do garoto são correspondidos. Se tiver a oportunidade com certeza lerei esse livro. Beijos

    ResponderExcluir
  12. Meu Deus, a miga, a mãe, a irmã e o próprio Artur, todos a fim de Leon... O que, mamãe passou açúcar nele?" hahahaha
    Brincadeiras à parte, o tema é super válido e informação é poder. Ler, tentar entender e respeitar as escolhas o próximo.

    ResponderExcluir
  13. Livros com essa temática vem crescendo muito no meio literário, e de certa forma muitos acabam se repetindo um pouco, porém gostei de alguns diferenciais relatados na sua resenha, mesmo que em alguns outros pontos sejam tão semelhantes com os demais.

    ResponderExcluir
  14. Estava super interessada na história lendo a sinopse até chegar na parte do jogo de sedução. Não curti não, perdi o interesse logo ali. A menina tem 14 anos, menos, gente, menos!

    Vou passar esse, mas curti a capa :)

    ResponderExcluir
  15. Oi! Gostei da proposta do livro e fiquei curiosa para ver a batalha dos personagens contra várias barreiras em nome do amor. Me identifiquei com o personagem querendo cursar medicina hahah Beijoss

    ResponderExcluir
  16. Oi, Lucas!
    Que livro mais surpreendente! Fique bem empolgada quando li a sua resenha, pelo visto é uma estória bem interessante. E sem dúvida vou adorar fazer essa leitura.
    Bjoss

    ResponderExcluir
  17. Adorei esse livro e a historia de Leon, preciso ler esse livro. Gosto desse gênero literário e sem dúvidas parece ser uma historia bem emocionante.
    Adicionei na minha de desejados e espero ler o mais breve possível.
    Adorei sua resenha
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Parece ser um livro bem do cotidiano. Uma busca da verdadeira identidade. Mas infelismente não faz meu tipo, não aguentaria chegar ao final.

    ResponderExcluir
  19. Olá, Lucas...
    Gostei bastante da premissa do livro, que retrata desde a dificuldade de chegar a um lugar onde não conhece ninguém, ingressar em uma universidade, até descobrir sua própria identidade... Um livro que definitivamente nos tira da nossa zona de conforto... Quero ler esse livro em algum momento.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  20. E tão bom quando lemos um livro sem pretensão e acaba se surpreendendo, fiquei bastante feliz por isto. Já havia lido outras resenhas deste livro, mas quando você descreveu a trama e os personagens fiquei curiosa para saber mais sobre a estória, e qual será o desfecho da obra. Pretendo com certeza ler este livro com certeza.

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Nossa, quantas confusão!
    A história é interessante, tem uma premissa muito maravilhosa, a história faz você sair da zona de conforto e isso é maravilhoso. Gostei da ideia do autor, um livro totalmente diferente.

    ResponderExcluir