25 de ago. de 2017

Resenha - Chiclete pra guardar pra depois

"Chiclete pra Guardar pra Depois” (Editora Areia, 117 pág., 2016) reúne 37 crônicas nas quais a autora reflete sobre amadurecimento e sobre o mundo contemporâneo. Em tom quase de confissão, é como se Andreia abrisse seu diário para o leitor e dialogasse com ele sobre as agruras de crescer – principalmente para as meninas." (Jornal A Notícia, 08/08/16)

Já começo essa resenha falando que sou sempre a exceção da maioria das regras hahah, o livro é mais voltado para o público feminino, mas quem disse que homens também não podem ler de tudo? Pois bem, li, e gostei bastante, a autora conseguiu englobar diferentes assuntos em crônicas muitas das vezes bem humoradas.
De antemão parabenizo a autora por construir um livro  tão grandioso apesar da sua simplicidade, e que em poucas páginas conseguiu me deixar encantado por cada história.
Dentre todas as crônicas, a que mais gostei é intitulada como: A virtude do Amor
Segue um trecho:
“Ela era uma garota real, com sentimentos reais. Tinha medos. Vontades. Sonhos... Mas ela também era virtual. Costumava entrar em chats de bate papo pela internet. Era um enter aqui. Uma arroba ali, uma barra de espaços... Até o dia em que ela o conheceu na grande rede. Passaram a conversar diariamente ao meio-dia, quando o patrão dava uma saidinha da empresa e ela podia ficar mais tranquila, já que estava em seu horário de almoço. Era um enter pra cá, uma exclamação pra lá, e eles acabaram se apaixonando”...!
De todas sem dúvidas essa foi a que mais me tocou, não irei escrever tudo aqui, para deixar a curiosidade no ar, mas só essa crônica já poderia virar um livro, pois me deixou bastante curioso com o restante.

De forma geral o livro é bem interessante, com uma diagramação muito boa e que você consegue ler em pouco tempo, mas que vai ficar com gostinho de querer mais. EU segui o título do livro, e fui lendo aos poucos, bem aos poucos mesmo, como se fosse um chiclete que guardei pra depois, e que acabei gostando demais do seu sabor.

CLASSIFICAÇÃO: 4/5


19 comentários:

  1. GOSTO DE LEITURA SOBRE O MUNDO FEMININO... TUDO A VER COM NOS ME DIVIRTO A BESSA POIS O UNIVERSO FEMININO É BASTANTE DIVERTIDO COM MUITAS SITUAÇÕES INUSITADAS... BJOS GLAUCIA

    ResponderExcluir
  2. Oi! Apesar de inclusive já ter visto outros elogios a esse livro não é o tipo de leitura que me interessa muito. Prefiro histórias com mais ação, rs. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Ainda não sabia desse livros achei bem legal. Amo livros voltados mais para as meninas adolescentes, mesmo já tendo passado dessa fase a algum tempo.
    Deve ser bem divertido. Gostei.

    ResponderExcluir
  4. lembra um pouco os livros da martha medeiros né?
    vou dar uma lida em alguma cronica da autora na internet antes de pegar o livro pra ver se gosto!
    fiquei com a impressao de que talvez seja voltado para um publico mais jovem. é só impressao minha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruna
      Desculpe me meter no post, mas não consegui me conter. hahah
      A editora classificou o livro como +12 anos, mas muitas mulheres adultas que já o leram se identificaram bastante.
      Tenho uma degustação deste livro no Wattpad (www.bit.ly/chicletewattpad) e um outro livro de crônicas chamado "Avesso Perfeito" (www.bit.ly/avessoperfeito). Fique à vontade para conhecer meu trabalho.
      Obrigada.

      Excluir
  5. Eu adoro livros nessa estrutura de contos *-*
    Gostei muito desse conto que fala sobre a tecnologia aproximando as pessoas. Senti uma vibe Martha Medeiros rsrs
    Adorei a indicação :)

    ResponderExcluir
  6. Oi! Não costumo ler crônicas, e confesso que a capa não me agradou nem um pouco, mas acho que não custa eu dar mais uma pesquisada sobre o livro e, quem sabe, me interessar pela leitura, já que ela é voltada mais para o publico feminino. Beijoss

    ResponderExcluir
  7. Olá, esse livro parece se enquadrar no gênero chick-lit, e eu adoro. As crônicas parecem ser leves e divertidas. Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito da indicação, adoro crônicas esse livro reuni 37 crônicas incríveis!! Sem dúvida vou adorar apreciar essas estórias.
    Bjoss

    ResponderExcluir
  9. OI Lucas.
    Sempre tem uma exceções né kkkkkkkk.
    Eu curtir bastante a premissa, mas confesso que acho que essa leitura não funcionaria muito para mim não, achei essa capa linda, mas acho que não leria.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Li/ouço gente dizer o quanto esse livro é bom, mas não é algo que me agrade muito, sou mais livros de policial, ação, suspense e terror haha
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Olá Lucas! Achei a capa desse livro bem divertida e com um título original. Eu gosto de crônicas pois elas são bem versáteis quando se tem pouco tempo para leitura. Fiquei super curiosa para ler A virtude do amor e as outras histórias, é claro. Obrigada pela dica, beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá.
    Apesar de não ser uma leitura que desperte meu interesse, achei o livro divertido.
    Para quem curte esse estilo, com certeza uma boa dica.
    Ótima resenha.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Gosto bastante de contos, achei a capa super lindinha, mas admito que não sei se esse livro faz muito o meu estilo, estou em uma época que enjoo de tudo muito rápido e pelos temas adolescentes serem bastante tratados em livros, estou evitando eles, mas deve ser super legal fazer o que você fez, ir lendo o livro aos poucos e aproveitar ele.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oi Lucas...
    Gosto bastante de contos... Ainda não conhecia esse livro, mas fiquei muito curiosa para lê-lo... E assim como você, penso que todos tem direito de ler o que bem entenderem, independente para que público é voltada determinada leitura...
    Abraços.

    ResponderExcluir
  15. Na atualidade é besteira classificar como masculino ou feminino. É de quem quiser, de quem quiser ler. Adorei o trecho que vc citou e quem nunca encontrou um amor na internet ou um super amigo? Então que esse trecho cabe perfeitamente nessas situações.

    ResponderExcluir
  16. Olá Lucas ;)
    Acho uma besteira essa classificação do que é livro de mulher e livro de homem, mas enfim, infelizmente ainda vivemos em uma sociedade onde existe essa segregação dos sexos.
    Não sou muito fã de livros de crônicas, acho que por isso que não me interessei tanto em ler o livro, mas se ele prendeu sua atenção assim desde o início, acredito que vale dar uma chance a leitura!
    E gostei demais do quote que você colocou, me deixou com vontade de ler!
    Abç

    ResponderExcluir
  17. Eu acredito que um livro que tem um gênero voltado para certo publico como por exemplo feminino, masculino, jovem, adulto, adolescente, deve ser lido por todos, claro, que o que vai diferenciar para cada idade, e o conteúdo abordado na trama. Porém neste livro, e muito bonito, fala sobre romance, e o como garotas desta idade são. Enfim curti muito a obra, e acredito que deve deixar um gostinho de quero mais no leitor.

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Que livro interessante, realmente pela capa mostra se voltado ao publico juvenil e também para todos tipos de gêneros. A cronica não é muito meu forte mas me pareceu bem interessante essas cronicas e o trecho que você é bem interessante, a obra é bem indica para adolescente, que se passa nessa época de amores.

    ResponderExcluir