7 de dez. de 2016

BDJL Entrevista - Autora: Letícia Godoy [Dezembro Especial #7]

Olá leitores, como vocês estão? Até o momento tudo segue como planejado aqui no blog, espero que estejam gostando esse mês especial aqui no blog...

Hoje é dia de trazer para vocês uma entrevista simples, mas com respostas incríveis com a queridíssima Letícia Godoy, vamos conferir?

  Conheça a nossa entrevistada:

    Letícia Maria de Godoy nasceu em 13 de fevereiro de 1994 na cidade de Curitiba, no Paraná, porém cresceu em Siqueira Campos, onde descobriu, sentada sob as sombras da casa onde morava, o seu gosto pela leitura. Aprendeu a ler e escrever aos 4 anos de idade, tendo como primeira professora sua mãe, e aos 8 anos começou a escrever seus primeiros contos em restos de cadernos escolares. Desde então, nunca mais parou. Aos 17 anos passou no vestibular para ingressar na faculdade de Letras, um sonho que se tornou realidade. Aos 18 anos, publicou três contos na antologia intitulada Pontos da Vida, sua primeira aventura no ramo da literatura. Atualmente dedica-se a escrita de romances, a revisões textuais e pesquisas no ramo da linguística aplicada.


 1-  BdJL: Quando foi que surgiu inspiração para escrever seu primeiro livro, e no que você se inspirou?

Letícia: Comecei a escrever meus primeiros livros aos 6 anos de idade, mas o primeiro que finalizei mesmo e que tinha uma história mais série foi o Verde Folha, aos 8 anos. Eu me inspirei em um filme que assisti e não gostei do final. Foi bem legal!

2- BDJL: Como surgiu a vontade de escrever profissionalmente?

Letícia: Bem, foi aos 15 anos que decidi que queria seguir carreira de escritora, lógico, sabia, nessa época, que era difícil e que o caminho seria árduo, mas iria persistir e correr atrás. É o que tenho feito desde então.

3-  BDJL: Quais as principais dificuldades que um autor nacional enfrenta para publicar um livro?

Letícia: Olha, são vários. Primeiro: apoio. Até mesmo da família, sabe? Eles ficam com medo de você quebrar a cara por, de fato, ser um mercado muito difícil. Depois apoio da parte das editoras. Nenhuma editora grande vai investir em você assim, de cara, se não tiver um público. Não que seja impossível, mas é um em um milhão. Depois, orientação. Às vezes você cai em ciladas, mas tudo é aprendizado. E terceiro, apoio dos leitores mesmo. Mas isso eu não os culpo. Sei que livro é um objeto “caro” e se você não gostar, será um dinheiro investido à toa. Então, no meio de tantos, em quem investir? É complicado, no começo sofri bastante com esse quesito, mas aos poucos fui conquistando o meu público e hoje tenho leitores muito queridos, amigos mesmo, sabe? E esses são só alguns motivos.

4-  BDJL: O que mais lhe deixa feliz nessa profissão de escritora?

Letícia: O carinho das pessoas. É difícil conquistar leitores? É! Mas os que você conquista te fazem sentir que tudo valeu a pena. Eu tenho leitores maravilhosos que indicam meu livro, que falam sobre mim, que vão aos eventos que participo e me seguem sempre que podem. Isso é lindo. Recebo muito apoio de todos, e mensagens maravilhosas. Toda vez que estou escrevendo algo, eu penso nesse carinho e quero que os leitores sintam-se abraçados com a história nova que se forma!

5- BDJL: De onde surgiu a inspiração para criar a personagem Julianne em “Deixe-me entrar”?

Letícia: Quem leu Deixe-me Entrar, até mesmo a degustação no wattpad, sabe que expliquei isso no livro. A Jules surgiu dos jogos de RPG que joguei durante a adolescência e de meu quadro depressivo que eu queria deixar para trás, escrever o livro foi uma terapia e a Jules sou eu. De forma figurada, é claro, mas tive que ter bastante coragem para deixar que a conhecessem!

6-  BDJL: Dos livros que você escreveu, qual personagem é o seu xodó?

Letícia: Nossa, eu gosto de todos! Não tenho como escolher alguém. Essa turma é muito animada. Mas tenho um carinho bem especial pelo Gerard Chevalier de Deixe-me Entrar.

7-  BDJL:  O livro Borborema será lançado em breve, quais as suas expectativas quanto ao livro? E como você acha que os leitores irão reagir a essa nova história completamente diferente do que se pode encontrar em Deixe-me entrar?

Letícia: Olha, minhas expectativas são boas (risos). Acho que os leitores vão ficar surpresos com a mudança tão brusca de gênero. Não é fácil entregar uma fantasia e em seguida entregar um romance  com nuances policiais aos seus leitores, é realmente difícil saber o que vão pensar, se vão gostar, se estão interessados. Porém, os blogs que tem lido e comentado comigo em primeira mão estão me surpreendendo muito. Isso é realmente gratificante.

8- BDJL:     Já teve algum momento que você pensou em largar tudo?

Letícia: Vários. Penso nisso constantemente, principalmente quando vem as dificuldades, mas então me lembro dos elogios, dos pedidos de mais livros e bem... não dá para largar o seu sonho, né?

9- BDJL:    Em uma de nossas conversas, você comentou sobre a capa do livro Borborema, na qual a moça da capa remete muito a personagem principal do livro, você pode nos contar um pouco como é essa personagem? E o que podemos esperar dela?

Letícia: A Annabel é uma mulher muito firme, ela foi endurecida pelas adversidades da vida, então ela tem uma necessidade de controle surreal. Ela acha que pode controlar tudo, até que retorna para a Borborema e descobre que muitas das suas cicatrizes foram mal fechadas e ela precisa sim sofrer uma catarse para seguir em frente. Ela é bonita, apesar de mais madura, mas está em ótima forma, só não consegue ver isso! É insegura quanto a sua beleza, apesar de ser toda moderninha, com seu cabelo chanel e também nas maneiras de pensar. Eu gosto muito da Bel, ela é explosão pura de sentimentos e é decida, forte. É os leitores podem esperar muitas aventuras ao lado dessa advogada cheia de atitudes.

10-  BDJL: O que você gostaria de dizer aos leitores do nosso blog?

Letícia: Primeiramente gostaria de agradecer pela oportunidade. Vocês foram muito atenciosos comigo! Em segundo, gostaria de convidar a vocês, leitores, que não conhecem o meu trabalho a dar uma chance para conhecer um dos meus livros. Vou adorar saber sua opinião! Acho que é isso! Ah, gostaria também de dizer para que nunca desistam dos seus sonhos, com esforço e perseverança, tudo é possível!

Rapidinhas:Um livro: O Morro dos Ventos UivantesUm autor: Machado de AssisUma música: Van NuysUm filme: O PianistaUm lugar: Finlândia!Um sonho: Viajar ao redor do mundo divulgando meu trabalho!

19 comentários:

  1. Que linda ! Como assim escreveu aos 8 anos seu primeiro livro? Incrível não?! Fiquei bem encantada por ela, acho que a gente não deve desistir nunca, mesmo com tantas Dificuldades, independente de qual sonho seja. Ela iniciou bem nova, o que já posso dizer que ela seja bem experiente nesse ramo kkk
    Parabéns por tudo que você tem conquistado!
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o trabalho da Letícia (minha chara ^^) mas fiquei muitíssimo curiosa e quando tiver tempo e dinheiro vou dar um jeito de comprar um dos livros dela!! Adorei a entrevista e me encantei com a lê!

    ResponderExcluir
  3. Caramba.. ela já começou aos 8 anos! Algumas pessoas realmente têm o dom e a paixão e acabam conquistando mto com isso. Ela merece mto sucesso, parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns e muito sucesso à autora!

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia a autora ainda.
    Muito bom essa divulgação para nós termos a oportunidade de conhecer mais autoras nacionais!
    Bacana demais a entrevista :)
    Já vou procurar saber mais sobre as obras dela.
    Desejo todo o sucesso do mundo pra ela <3
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  6. Lucas!
    Gosto demais de entrevistas porque podemos conhecer mais e mais sobre os autores e suas obras, além da vida pessoal.
    Fiquei impressionada com duas coisas: primeiro pela Letícia começar a escrever ainda criança, é um verdadeiro dom e segundo por ela se arriscar em mudar de gênero literário, precisa ser bem confiante em seu público para tal.
    DEsejo muito mais sucesso para Letícia!
    “Desejo a você e a sua família um Natal de Luz! Abençoado e repleto de alegrias. Boas Festas!”
    (Priscilla Rodighiero)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de DEZEMBRO ESPECIAL livros + BRINDES e 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  7. Fico tão feliz ao ver um autor nacional batalhando para conquistar leitores e seu espaço. Não é uma caminhada fácil, mas pelo sonho vale a pena, né? Ainda não li nada da Letícia, mas espero fazer isso em breve e desejo muito sucesso para ela!

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia a autora, nem suas obras, mas fiquei empolgada. Acho que darei uma chance.

    ResponderExcluir
  9. Olá,ótimo conhecer um pouco mais sobre a autora e saber que não é fácil escrever um livro e lança-lo no mercado pois para conseguir isso é necessário muito dedicação. Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Gente, que precoce hahaha. Terminar um livro com 8 anos é incrível. Nessa idade eu também escrevia, mas era coisa boba, e até escondia debaixo da cama pra minha mãe não achar (mas claro que ela sabia). Adorei conhecer um pouco mais sobre ela, e me identifiquei com muita coisa,
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/
    Participe dos SORTEIOS de Natal que estão rolando lá no blog!

    ResponderExcluir
  11. eu adoro ler entrevistas com autores
    eu já tinha lido algo sobre ela em alguma indicação do wattpad
    mas nunca li nada dela
    espero q o sonho dela se torne realidade
    e ela saia viajando para divulgar o trabalho dela

    ResponderExcluir
  12. Olá.
    Adorei a entrevista! Ainda não tive a oportunidade de ler nada da autora, mas com certeza vou querer conferir.
    Desejo muito sucesso a ela! Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Eu não conhecia a autora, mas achei muito legal ela começar a escrever com 6 anos, e terminar o primeiro livro com 8 anos. Fiquei muito curiosa pra conhecer os livros dela.
    Desejo muito sucesso a autora, ela com certeza merece :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. É muito complicado começar do zero e publicar um livro aqui no Brasil, mas fico feliz vendo autores que conseguem superar isso e não desistem. Vou depois pesquisar mais sobre os livros da autora.

    ResponderExcluir
  15. Adorei a entrevista!
    As perguntas bem elaboradas e além de quem é sempre bom conhecer autores da literatura brasileira, torço pra que haja muitos livros de sucesso desses autores, vou pesquisar mais sobre os livros da autora.

    ResponderExcluir
  16. Ola,
    Amei a entrevista, ainda não conhecia a autora, muito bacana trazer para nos entrevistas para que possamos conhecer autores nacionais melhor, pois infelizmente eles não são valorizados, irei procurar mais sobre a Leticia, estou curiosa para ler seus livros.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  17. Olá...
    Começar a escrever um livro aos 6 anos de idade, definitivamente não é para qualquer um... Adorei a entrevista... Muito bacana conhecer um pouquinho mais da autora... Sucesso a ela...
    Abraços...

    ResponderExcluir
  18. Que entrevista linda! Deu até uma forcinha extra para continuar aqui. Amei! <3

    ResponderExcluir
  19. Oi!
    Gostei muito da entrevista com a Letícia, já tinha visto um livro dela e ficando bem curiosa para ler, e adorei agora poder conhecer a pessoa por traz do livros e principalmente esse certeza do que quer, achei bem legal ela desde tão nova já saber o que queria e correr atras !!
    Muito sucesso !!

    ResponderExcluir