27 de jan. de 2016

Resenha - Extraordinário

 Olá meus jovens leitores, como vocês estão? Espero que estejam bem!!!
Hoje venho trazer para vocês a resenha de um livro que muita gente já leu, e quem não leu deveria ler, o livro é "Extraordinário" da R. J. Palacio publicado pela Editora Intrínseca, vamos conferir?


SINOPSE:
 August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.
R. J. Palacio criou uma história edificante, repleta de amor e esperança, em que um grupo de pessoas luta para espalhar compaixão, aceitação e gentileza. Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade. Um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo o tipo de leitor.

 Até agora estou me questionando porque eu não li esse livro em 2015, fazia pouco mais de um ano que tinha esse livro na minha estante, e só esse ano chegou o momento de lê-lo, e olha, que livro perfeito é esse minha gente? Agora entendo porque todo mundo ama esse livro, é um leitura obrigatória da vida, o livro traz uma mensagem incrível para todos os leitores, basta olhar para a quarta capa do livro que você já vai entender um pouco do que quero dizer, mas se você não tem esse livro na sua estante a frase é essa:
“Não julgue um livro menino pela capa cara.”
Esse trocadilho já define um pouco a perfeição que é esse livro, muitas vezes costumamos julgar alguém pelo seu estilo de roupa, cor de cabelo, fisionomia e etc., com August Pullman (O querido Auggie) foi exatamente assim, Auggie nasceu com uma síndrome rara, que ocasionou uma deformidade no seu rosto, o que deixou com grades sequelas, nem as várias cirurgias feitas desde o seu nascimento conseguiu mudar muita coisa, porém melhorou um pouco seu aspecto, mas mesmo assim as pessoas continuavam olhando espantadas na primeira vez que o viam, e é justamente esse o ponto chave que a autora quis mostrar para nós leitores na quarta capa do livro, as pessoas se espantavam e tinham medo de Auggie apenas por conta da sua fisionomia, e esqueciam o que ele podia oferecer, mal sabiam elas a pessoa incrível que ele era, se privavam de conhecer uma criança encantadora por medo do seu rosto.

As coisas começaram mudar um pouco quando seus pais decidiram colocá-lo em uma escola, visto que até então ele apenas estudava em casa com sua mãe, a princípio ele não gostou da ideia mas acabou se acostumando, lá ele conheceu alguns alunos, os quais foram indicados pelo diretor da escola (Sr. Buzanfa) para que apresentassem a escola para Auggie conhece-la antes do início das aulas, como de praxe, a primeira impressão que tiveram foi de total espanto por parte dos alunos, o que Auggie já está acostumado a perceber, a partir de então ele enfrentará uma batalha constante em conseguir fazer com que os alunos da sua turma consigam enxergar o verdadeiro August Pullman. Com o passar dos tempos alguns começaram a se aproximar, outros nem tanto, e o que parecia estar se resolvendo para o jovem garoto acabou fazendo com que um dos alunos da escola passasse a fazer coisas terríveis contra ele, e... Você precisa ler antes que eu solte algum spoiller, e você não quer isso não é mesmo?


O que gostei bastante no livro, foi o fato de que o livro é narrado por vários pontos de vista  diferentes de alguns dos personagens do livro, e outros que não contaram seu ponto de vista em extraordinário contam em outro livro escrito pela autora “Auggie & Eu que já estou louco para ler, e que tem um outro cenário na história paralelamente a Auggie, que vai fazer com que você leitor se encante ainda mais pela história, os personagens foram muito bem pensados, a escrita impecável, e uma história fantástica que merece ser lida por todo mundo.


 R. J. Palacio merece todos os prêmios possíveis, e todo o reconhecimento que uma autora merece ter!
Extraordinário se tornou uma das minhas melhores leituras da vida!!!







19 comentários:

  1. Que bom que gostou do livro!
    Também já li Extraordinário,os vários pontos de vista oferecem uma perspectiva ainda mais sensível,humana e encantadora da história.O Auggie ficou comigo mesmo depois da leitura terminar.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lucas. Eu li Extraordinário em Dezembro do ano passado e fiquei me perguntando o que de TÃO grande as pessoas veem nele, confesso que não me envolveu ao esperado. É uma história ótima, mas nada extravagante, exageradamente bom, enfim é uma história de superação e respeito lindo, apenas.

    ResponderExcluir
  3. Extraordinário é o livro da vida e deveria ser implementado como leitura em projetos escolares. Gosto muito da genialidade da R. J. Palacio em tratar de um assunto tão denso e, no final, reunir tudo em um apanhado maravilhoso e superativo. ÓTIMO LIVRO!

    ResponderExcluir
  4. Olá. O livro é extraordinário (sem trocadilhos). Auggie é um personagem bastante carismático e, que por sua deficiência, encanta ainda mais. Ele, que poderia se fechar, se abre pro mundo e ensina nessa história simples e cheia de humanidade. Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Esse e um livro que a muito tempo estava afim de ler, mas que infelizmente acabo passando outros livros na frente, espero lê-lo ainda esse ano, já que a historia parece ser muito boa, e envolvente, espero não me decepcionar com a leitura.

    ResponderExcluir
  6. Todos falam super bem da historia do autor, fiquei bem curiosa desde quando foi lançado para ler esse livro, realmente é um livro ótimo! ♥

    ResponderExcluir
  7. Faz muito tempo que quero ler esse livro mas ainda não tive oportunidade, só leio coisas positivas a respeito dele e não vejo a hora de ler.

    ResponderExcluir
  8. Extraordinário é um livro que já ouvi falar muito, que ensina e dá boas lições de vida. Gostei tanto dele que resolvi comprar, ainda não pude ler ele, mas já sei o quanto irei adorá-lo

    ResponderExcluir
  9. Eu não sei porque ainda não li esse livro, só vejo resenhas positivas da história. Tenho vontade de ler, mas sempre que vou comprar, acabo optando por outro. Sei que muitas pessoas se emocionam com esse livro, por isso quero muito conhecer a história. Espero poder comprar na Bienal do Livro Minas Gerais, ansiosa hahaha.
    Beijos, adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  10. Ouvi tantos comentários positivos sobre, porém ainda não tive a oportunidade de lê-lo :/ , mas pretendo fazê-lo em breve.

    ResponderExcluir
  11. Sem sombras de dúvidas o titulo faz jus ao livro. Já li e adorei Extraordinário. Depois da leitura ele nos faz parar para repensar as nossas ações e o nosso jeito de pensar, e não tem como não nos apegarmos ao Auggie, é impossível.
    Bela resenha.


    Bjux ;)
    http://entrelinhasalways.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. O livro tem uma história linda, inocente e cheia de ensinamentos. Simplesmente amei quando li emprestado da minha amiga! Também recomendo p/ todo mundo, sei que todos vão amar o Auggie ^^ Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Oi Lucas!
    Ta ai um livro que eu tenho super vontade de ler, mas sempre acabo passando outro na frente! Só ouço elogios sobre ele e me empolgo com os quotes marcantes que as resenhas dele apresentam. E aquele livro que te faz pensar e reavaliar muitas coisas. Gosto bastante disso em um livro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. E tem como não se encantar? É mais que perfeito, esse livro é....vivo! Tão bonito, tão tenso e faz você repensar muita coisa. Amei a leitura também e é um que recomendo pra qualquer pessoa, daqueles "você tem que ler antes de morrer." Uma leitura tão fofa e tão boa....ahhh, extraordinário mesmo né? *-*

    ResponderExcluir
  15. Oi Lucas sempre leio vários elogios a esse livro, mas a capa e a sinopse dele não me chama tanto a atenção mas acho que vou da uma chance e vou le-lo bjs.

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Estou com esse livro para ler e já vi tantos comentários positivos sobre esse livro que estou muito curiosa para ler, a historia parece linda e emocionante e que nos ensina muito e adorei que temos vários pontos de vista no livro !!

    ResponderExcluir
  17. Todo mundo fala muito bem desse livro, ta na minha lista há decadas, ta na hora de eu pegar ele pra ler

    ResponderExcluir
  18. Oi Lucas, estou com esse livro pra ler mas ainda não tomei coragem pra ler, apesar de todo mundo falar super bem dele! Não conheço nenhuma pessoa que tenha lido e não tenha gostado! Gostei uma da sua resenha e aquela parte que você parou e disse que se continuasse iria soltar algum spoiler me deixou curiosa, vou tentar ler esse livro em breve!

    ResponderExcluir
  19. Já li extraordinário e confesso que foi umas das minhas melhores leituras da vida, o Auggie é um menino encantador, e o livro traz inúmeras lições, as quais devemos adotar para a nossa vida.

    ResponderExcluir