9 de jan. de 2017

Amigos Pra Hoje Pra Agora Pra Toda Hora - Por Marcos A. Júnior



 Amigos: Pra Hoje? Pra Agora? Pra Toda Hora.


O assunto do texto de hoje é algo fácil de discutir, mas muito difícil de conquistar. Amizades, quem não quer ter? Para iniciar, uma pergunta básica: Quanto vale uma amizade verdadeira? A amizade, assim como todos os outros paradigmas da atualidade, acabou sendo vulgarizada. Como já foi falado em outros textos, e é notado no dia a dia, os sentimentos bons foram transvestidos em moedas de enganação. Eles, os aproveitadores de sentimentos alheios, reconheceram que a melhor maneira de conseguir a confiança de alguém é conquistando-os pelo coração. Nós, seres humanos normais, que necessitamos de apoio para enfrentar todas as dificuldades da vida, acabamos sendo enganados por tais seres dotados de toda a perversão. Afinal, você realmente sabe quem são seus verdadeiros amigos? Você já parou para contar quantos tem? O número é possível de ser contado nos dedos de uma só mão. O exercício para encontrá-los é rápido, porém muito complexo. 
Diz o provérbio chinês: “Inimigo declarado é perigoso. Falso amigo é pior”. Como identificar um falso amigo? Esta é a questão que vale um milhão de reais. Agindo com a razão por apenas alguns segundos, e também com o auxílio da memória, fica fácil identificar. Atenção! Não estou aqui para julgar quem sim ou quem não é seu amigo. Esse trabalho não é meu. Não existe uma fórmula mágica para isso. Acredito que “pessoas de verdade”, e com essa expressão quero citar as pessoas boas, que não julgam previamente, afinal, a amizade é um sentimento tão nobre quanto, ou mais que, o amor, reconhecem a bondade nos outros. Voltando à questão milionária, quem nunca deparou-se com aqueles amigos unicamente dos momentos bons? Já dizia a minha avó: “Bom no bom é fácil. Quero ver ser bom no ruim”. Vamos perder alguns segundos analisando essa expressão e refletir. Quando a vida complicou e os problemas apareceram, quem esteve contigo? Essa é uma simples atividade de eliminação. É realmente muito fácil unir-se aos vencedores. 
Todos os seres humanos desejam glórias duradouras. Tal estado é realmente louvável. Quem não gosta de ostentar toda a sua alegria em um sorriso? Eu, particularmente, valorizo os sorrisos verdadeiros. Acredito que sorrir sempre seja um desejo geral. No entanto, a amizade que é conquistada nos sorrisos, prova seu valor nas lágrimas. A quantidade de contos que valorizam a amizade e provam a veracidade do que eu tento transcrever é incontável. Não. Não sou eu que estou falando tudo isso. Sou apenas mais um no meio da multidão, dizendo a você que a amizade é uma das coisas mais importantes que temos na vida. 
O sorriso amigo sempre será o mais companheiro. Não falo de um coleguismo qualquer. Não é sobre uma pessoa que acabou de conhecer e demonstra alegria por qualquer motivo engraçado. Falo da amizade verdadeira. Aquela que atravessa o tempo e a dificuldade. A mesma que te faz sorrir, mas não é concebida unicamente de momentos de alegria. Ser amigo é estar presente em todos os momentos, sejam eles bons ou ruins. Ser amigo também é repreender quando atitudes incorretas são tomadas. Na verdade, amigos são a família que escolhemos. Só amigos podem xingar, discordar e brigar uns com os outros, sem alterar em nada a relação. Amigos, mesmo longe, sempre estarão próximos. A amizade é a evolução do romance. Amizade é o amor que desdenhou do calor carnal.


40 comentários:

  1. Marcos!
    Acredito que há vários tipos e amigos, porém a amizade verdadeira que está ao seu lado em todos os momentos, principalmente nas dificuldades, realmente podem ser contatos os dedos.
    Mas, cabe a nós também nos tornarmos verdadeiros amigos, é uma via de mão dupla, onde não há egoísmo, inveja, disputa...
    Desejo uma semana de luz e paz!
    “A dúvida é o princípio da sabedoria.” (Aristóteles)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de JANEIRO dos nacionais, livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Rudynalva.
      Nenhum sentimento é uma via de mão única.
      Tudo o que envolve pessoas nesta vida necessita de reciprocidade!

      Excluir
  2. Oláá! Tudo bem?
    Gostei muito do texto! É, são realmente poucos os amigos de verdade.. posso até contar nos dedos! sei bem como é isso, já fiz essa reflexão antes. porque é bom a gente tomar cuidado, já tive experiências ruins por não saber disso antes.. uma pena! mas sou feliz com os poucos e maravilhoso que tenho! :)
    seguindo aqui!
    #EquipeCrucio

    beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo Tamara.
      A vida nos ensina a selecionar, claro, com ajuda dos próprios.
      Só fica quem quer.
      Obrigado pelo comentário.
      Aproveite ao máximo os momentos com os amigos verdadeiros.

      Excluir
  3. Oi Marcos, eu sou da opinião que todo mundo tem que ter pelo menos um "amigo verdadeiro" e assim como você disse o tempo e as dificuldades nos encarregam de mostrar quem vai se encaixar nessa descrição. Ao longo dos anos que vivemos, amigos entram e saem do nosso convívio, alguns vão e voltam, outros nunca saem, e há aqueles por quem nutrimos um sentimento forte que nem o tempo nem a distância impede de darmos pelo menos um "oi" de vez em quando, a amizade pode não ser tão intensa como já foi um dia e não sabemos tudo que tá acontecendo na vida um do outro, mais são pessoas que se precisarmos de verdade podemos contar (eu tenho amigas assim), e tem ainda aqueles que são família e amigos (irmãos, primos, tios, mãe, pai....) e assim vamos seguindo, afinal, ser humano, não é ser ilha, não podemos e nem devemos nos isolar. Ótimo tema, belo texto :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo é amor verdadeiro.
      Amor que desdenha do calor carnal.
      Amizade verdadeira é para sempre, esteja ele(a) perto ou longe.
      O sentimento não muda com o tempo.
      Obrigado pelo comentário.

      Excluir
  4. E tão complicado falar de amizade, já tive pessoas que achavam que eram amigas de verdade, porém teve momentos em que se demonstrou ser ao contrário, outras vezes esperava que a pessoa fosse apenas uma colega, e acaba me surpreendendo, pois ela acabou se mostrando além, teve que pessoas que mal conhecia, que se mostrou ser muito mais amiga do que aquelas que estavam ao meu lado sempre. A partir disso percebi que a amizade e construída através de demonstração de amor, carinho, atenção, afetividade, de companheirismo. Não da para contar, e nem saber quem são ou não são os verdadeiros, isso e uma construção, dia pós dia. E não da para julgar, até porque e bem relativo, e vai de pessoa para pessoa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Lana.
      Esse sentimento é reproduzido sem escolhas.
      Do nada, encontramos amigos verdadeiros.
      Até mesmo aquelas pessoas com quem não "vamos com a cara" no primeiro momento, podem mostrar-se amigos de verdade.
      Obrigado pelo comentário.

      Excluir
  5. Olá Marcos! Que belo texto! Me fez refletir muito durante a leitura! Amigos de verdade são cada vez mais raros e é cada vez mais fácil nos deparamos em nossa vida, com os que você classificou de maneira de maneira excelente, como aproveitadores de sentimentos alheios! Minha mãe sempre diz que a melhor forma de descobrir as verdadeiras amizades é na adversidade. Tenho pouquíssimos amigos,e prefiro assim, porque sei que eles podem contar comigo pra qualquer coisa na vida, além de terem minha lealdade, honestamente e carinho e eu espero que esses sentimentos sejam recíprocos! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Amizade é provada por aquela máxima simples -> Qualidade vale mais que quantidade. Coleguismo é uma coisa. Você pode ser simpática com muitas pessoas, mas amigos verdadeiros são poucos.
      Obrigado pelo comentário.

      Excluir
  6. Eu confesso que sou bem anti social kkkkkk na época de escola eu sempre tive meus grupos especificos e acredite, três ano depois de terminar o ensino médio, menos de cinco amigas continuaram comigo. E uma é aquela que eu realmente confio, as outras são amigas mas não é tanto quanto apenas uma.
    Não nego que as vezes queria ter varioooos amigos, pra sair e se divertir. Consegui alguns no cursinho que adoro, às vezes saio com eles.
    Mas meus amigos eu conto no dedo, sou dessas que não conquista una pessoa de primeira. Tem que ter um tempinho, sabe? Não me arrependo de ser assim, porque uma amizade verdadeira vale mais que dez falsas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk...é realmente diferente. Não confiamos em tantos para tudo. Na época de escola eu também tive vários amigos, mas ficaram para trás, por escolha própria ou das ocasiões da vida. Porém, amigos verdadeiros ultrapassam o espaço de tempo. Não é que não sejam mais amigos, mas as situações são outras. Também sou muito feliz com os poucos que tenho.
      Obrigado pelo comentário.

      Excluir
  7. Que lindo esse texto! Amizades são fundamentais para nosso dia-dia, para nossa formação como pessoa. É muito bom ter amigos com quem contar, com quem sair para nos distrair e conversar. Quando o sentimento é recíproco, tudo vale à pena!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo elogio.
      Sim, amigos são importantes para tudo ou para nada.
      Sair pra distrair ou distrair em casa mesmo, sem precisar de muito.
      Obrigado pelo comentário.

      Excluir
  8. Tenho bem poucos amigos e a maioria estão dentro da família, acho que nesse caso vale aquela máxima "qualidade é melhor que quantidade" e sim não tem nada melhor para reconhecer quem são os verdadeiros do que passar por uma dificuldade, já me surpreendi de todas as formas , quem pensava que era meu amigo e simplesmente não apareceu , e outros que não imaginava ficaram ao meu lado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ter amigos é realmente importante por várias situações diferentes.
      Família é a amizade "obrigatória".
      Amigos de fora são a família que a gente mesmo escolhe.
      É importante ter amigos fora da família porque é necessário ter vários pontos de vistas em diversas situações da vida.
      A verdade é que amigo, seja ele familiar ou não, é essencial.
      Obrigado pelo comentário, Kris.

      Excluir
  9. Oi, Marcos!!
    Realmente é muito fácil dizer que é amigo nos bons momentos, amigo é aquele que estar com você sem interesse e lhe estende a mão nos momentos mais complicados e difíceis da vida!
    Beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Marta.
      Amigo não é coisa fácil de se conseguir.
      De boca, todo mundo é amigo.
      Porém, quando a situação aperta, os verdadeiros ficam.
      Obrigado pelo comentário.

      Excluir
  10. Sou complicada com amizade rsrs o engraçado é que meu melhor amigo é virtual, alguém que nunca vi, mas que confio com minha vida. Algo que me irrita um pouco é que igual ao "eu te amo" chamar alguém de amigo, virou algo trivial hj em dia, por isso valorizo demais essa palavra e não uso com qualquer um, o que pode me tornar um pouco chata rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thaynara!
      Sim...também acredito nessa "prostituição" da palavra amigo.
      Também não sou muito adepto a essa mania que as pessoas de hoje em dia tem de utilizar a palavra amigo(a) em qualquer frase, com qualquer pessoa.
      Parece que precisam renovar esse "status" diariamente, só para ver se acreditam nisso.
      Obrigado pelo comentário.

      Excluir
  11. Olá, apesar de não ter muitos amigos (de verdade, pois colegas tenho aos montes), os que tenho posso contar pra todas as horas sejam elas felizes ou tristes. Ótimo texto, beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é muito nobre Alison.
      Aproveite os melhores momentos com eles.
      Obrigado pelo comentário.

      Excluir
  12. Nossa,que texto lindo e reflexivo!! É bem isso mesmo,percebo tudinho que você falou na prática,principalmente de poder contar os verdadeiros amigos nos dedos da mão! Eu,modéstia a parte,mesmo sendo um pouco tímida,faço amizades muito rápido,até hoje,bem dizer,só tive uma inimizade,por que do resto,todas as pessoas que conheci eu fiz amizade fácil e me dou super bem com todo mundo,pois não sou de julgar,de rejeitar a pessoa por falatórios,eu sempre tento ver o melhor das pessoas e por isso tenho muitos colegas,pois gosto de todo mundo (e meus amigos de verdade ficam até bravos comigo,c/ esse fato de não ver maldade em ninguém kkkk)....Mas enfim,o que quero dizer c/ isso é que não é nem um pouco difícil ter colegas aos montes,pois isso não exige tanto esforço,já amizade verdadeira,ahhh,essa quem têm sabe que é por mérito kkk pq olha,todos os meus amigos de verdade,que tenho desde o colégio,absolutamente todos,eu já tive algum embate,já tive que engolir algumas coisas,assim como eles também tiveram que fazer,principalmente na época de adolescente em que eramos bem imaturos,mas tudo isso não me fez desistir da amizade deles,por que amizade de verdade não é aquela em que você nunca têm divergências,e sim aquela que,apesar das divergências,você não desiste da pessoa,pois sabe que a amizade é maior do que isso,e que vale a pena! E como viu,hoje tenho amigos de ouro,que posso ficar 10 anos sem se falar que a amizade parece que fica até mais forte kkk vale a pena se esforçar p/ cultivar boas amizades,pois garanto que com o tempo só irá melhorar :)

    Abraços,adorei suas palavras :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniele,
      O ato de não ter maldade no coração, apesar de qualquer acontecimento passado, é realmente muito nobre.
      Não há como divergir de pessoas como você.
      Acredito que seja uma honra para seus amigos tê-la por perto.
      Obrigado pelo comentário.

      Excluir
  13. Adorei o texto. Realmente traz muitas verdades sobre a tal da amizade.
    Eu muitas vezes já tive pessoas vindo falar comigo só por interesse... imagina só, alguém que você mal fala e vem te pedir algo, um favor, pedir a resposta da prova ou o trabalho da escola pra copiar... Já perdi as contas!
    Aprendi muito com isso e sei quem são os verdadeiros agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosana,
      realmente é muito complicado ter colegas que acham-se amigos.
      Porém, o coleguismo é o começo de toda amizade.
      Ninguém é um nada hoje e amanhã já é amigo.
      Amizade leva tempo.
      Obrigado pelo comentário.

      Excluir
  14. Ótimo texto!
    Acho que todos já passaram pelo momento de descobriram quem eram os seus melhores amigos e quem não eram. Ou até mesmo de ter seu coração partido por descobrir que a amizade era só para tirar proveito. É uma pena quando acontece uma coisa dessas. É por isso que devemos escolher bem quem são os que vão fazer parte da nossa família escolhida <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roberta,
      concordo plenamente.
      Encontrar amigos não é uma tarefa simples, porém, é muito prazerosa.
      Obrigado pelo comentário.

      Excluir
  15. Nossa, esse texto foi tão reflexivo que me fez olhar pra trás e perceber o quanto meus amigos foram importantes durante toda minha trajetória de vida. Obrigada pela honra de poder ter o lido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Larissa,

      a honra é toda minha em poder escrever algo que realmente faça o outro refletir. Ainda mais importante que isso é valorizar, a cada dia mais, os seus amigos. Aproveite o máximo de cada momento.
      Obrigado pelo comentário.

      Excluir
  16. Ótimo texto! A amizade está muito relacionada a confiança. Hoje em dia, é difícil termos amigos que consideramos verdadeiros, que estarão ao nosso lado nas horas boas e nas horas ruins e acabamos percebendo que durante todo o tempo, temos apenas colegas. Mas ao mesmo tempo é algo bom para analisar, refletir, porque é bem melhor ter amigos que conseguimos contar nos dedos do que vários, mas sem sabermos se aquela amizade é realmente verdadeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carol,
      a máxima é verdadeira.
      Falando sobre amizades, qualidade é melhor que quantidade.
      Obrigado pelo comentário.

      Excluir
  17. Oi Marcos, que texto incrível, nos mostra realmente como se deve ser uma amizade, é sempre bom poder e ter alguém para contar em todas as horas não é mesmo?

    Se possível gostaria de sugerir para um próximo texto o tema: Raiva. Seja ela de alguém, ou até mesmo de acordar cedo, deixo ficar subtendido

    ResponderExcluir
  18. Olá Carol!
    Primeiramente, obrigado pelo comentário.
    Amizade é tudo na vida de qualquer ser humano.

    Raiva? Bom tema. Vou escrever sobre. Não posso lhe confirmar quando será postado, mas obrigado pela sugestão.

    ResponderExcluir
  19. Olá...
    Adorei o texto... Amigos são muito importantes em nossa vida... Na maioria das vezes, contamos nossos verdadeiros amigos nos dedos das mãos... Mas não importa quantos amigos temos, mas sim quem são os nossos amigos que estão sempre conosco...
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cristiane,

      obrigado pelo elogio e pelo comentário.
      Sim, quando o assunto é amizade, quantidade não vale a pena.
      O negócio é qualidade.

      Excluir
  20. Amei seu texto. Realmente amigos de verdade a gente conta no dedo, são tão poucos mas estão ali para qualquer momento de nossa vida, acho que nem a distância separa bons amigos. Parabéns pelo texto lindo e reflexivo.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mayla,

      primeiramente, obrigado pelo elogio e pelo comentário.
      Amigos podem até ser dois, mas que os dois façam valer a pena a "etiqueta" amigo.
      Abraço.

      Excluir
  21. Oi!
    Gostei muito dos texto, sempre acabo vendo uns textos, mas ainda não tinha lido que falava da amizade, gostei muito de como você fala sobre os amigos, aqueles verdadeiros que podemos contar a qualquer hora são bem poucos, mas são os melhores amigos, adorei o texto !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Suzana,

      sim. Amigos de verdade são contados nos dedos, quem sabe até de uma única mão, mas vale muito a pena ter esses dois ou três com quem podemos contar em todos os momentos das nossas vidas.

      Obrigado pelo elogio e pelo comentário.

      Excluir