20 de dez. de 2016

Por isso a gente acabou - Daniel Handler (Resenha) [Dezembro Especial #20]


Eu nunca tive um coração partido. Não diretamente. Não que a pessoa responsável soubesse. Reformulando. Eu já tive o coração partido diversas vezes, mas a dor sempre foi só minha. Eu me apaixono pelas pessoas, mas elas não sabem disso. Eu desapaixono e elas continuam sem saber. Elas me desapontam e nem se dão conta. E é assim que eu vou: eu,  e meu coração partido.

Mas esse sou eu e o meu histórico de frustrações amorosas não interessa aqui. Em Por Isso a Gente Acabou vamos conhecer a história da Min Green e do Ed Slaterton. Ela teve seu coração partido, mas a pessoa responsável soube disso. Não é Ed? Ah, Ed! Como eu gostaria de ter visto a sua reação ao receber a caixa e ler a carta da Min...



Estou contando porque a gente acabou, Ed. Estou escrevendo, nesta carta, toda a verdade sobre o que aconteceu. E a verdade é que, porra, eu te amei demais. - Página 9

Ed e Min tiveram um relacionamento curto, porém intenso. E quando tudo chega ao fim, a Min resolve devolver todos os objetos que, de certa forma, marcaram o relacionamento dos dois. E junto com os objetos ela manda uma carta, nesta carta ela explica a importância de cada objeto e os motivos que os levaram a terminar.

A narrativa desse livro é contagiante, rápida, descontraída... Perfeita. Min tem um senso de humor incrível e mesmo quando fala sobre coisas não-tão-boas-assim ela não deixa o seu lado cômico de lado. Ela é inteligente, faz piadas cult e sonha ser diretora de cinema isso faz com que o livro seja repleto de referências a alguns filmes, referências estas que são todas fictícias. O que é uma pena, pois, fiquei com muita vontade de assistir aos filmes citados. A forma como ela descreve o Ed é a maneira que uma típica adolescente apaixonada descreveria, então, fica difícil não achá-lo fofo, querido, amável. Afinal, é assim que ela o vê ou via. 

Como eles terminaram, é de se esperar que alguma coisa tenha dado errado. Mas o motivo do término só nos é revelado nas últimas páginas. Então, confesso que durante a maior parte do tempo eu torci pra que existisse alguma forma de eles não terminarem. Eu realmente torci por eles. Eu queria que tivesse dado certo. A vontade que eu tinha era de chorar e rir em cada página.

'Te vejo segunda!', você gritou, como se tivesse acabado de descobrir os dias da semana. A gente achou que tinha tempo. Eu acenei mas não podia responder, porque finalmente tinha me permitido sorrir tanto quanto eu queria a tarde inteira, a noite inteira, cada segundo de cada minuto com você, Ed. Que merda, acho que eu já te amava. - Página 72

O livro é cheio de ilustrações, isso torna a leitura ainda mais dinâmica. Os personagens secundários são muito bem construídos e são essenciais para o desenvolvimento da história. Dentre os personagens secundários o Al, melhor amigo da Min e a Joan, irmã do Ed, foram os que mais me cativaram.

Certa vez ouvi a seguinte frase: "até o amor que não compensa é melhor que a solidão". Não lembro quem disse, onde ouvi ou se li por aí... Mas nunca consegui esquecê-la. Há quem concorde, há quem discorde. Eu discordo, sou acostumado a ser sozinho e não acho que vale a pena aguentar alguém só pra ter companhia. Mas o problema é que, na maioria das vezes, não sabemos se vai valer a pena. A gente tem que pagar pra ver, não é Min?

Seja como a Min não seja como eu! amem como se não houvesse amanhã, diga eu te amo quando realmente sentirem isso, se permita viver. E se com isso vier um coração partido, sabe o que você faz? Junte tudo que te traz lembranças, coloque numa caixa, escreva uma carta, chame o seu melhor amigo (ou amiga)  e jogue essa caixa na porta de sua(seu) ex. tump! Resolvido. É melhor viver e ter o que se lembrar (lembranças boas e ruins),  do que ficar apenas imaginando como teria sido se você tivesse arriscado. 


PS: Sim! Pra quem ainda não sabe, Daniel Handler é Lemony Snicket, o autor das Desventuras em Série.


Ficha técnica:

Ano:2012
Autor: Daniel Handler
Páginas:368
Editora: Seguinte/Cia das letras.
Preço: R$31,68 a R$47,00

Boa leitura ;)


21 comentários:

  1. Uma pena não saber quem fez essa resenha, mas me compadeço de sua solidão e digo uma coisa: melhor viver um amor, mesmo que depois possamos perdê-lo, do que nunca vivê-lo com intensidade. É o que penso e até respeito seu ponto de vista se a solidão o (a) fizer feliz!
    Dito isso, vamos ao livro.
    Acredito que deve ser bem hilário o livro e só por isso já valeria a pena, mas o que me deixou mesmo curiosa foi saber o fato que terminou o relacionamento dos dois e porque Min devolveu tudo...
    “O Natal não é um momento nem uma estação, senão um estado da mente. Valorize a vida.” (Desconhecido)
    Boas Festas!
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de DEZEMBRO ESPECIAL livros + BRINDES e 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  2. Aquele momento em que vc descobre que precisa ler um livro. A resenha Ficou incrível! Não sei quem escreveu, mas eu entendo! Sou igualzinha a vc! Apesar de querer ser como a Min. Eu gosto sozinha e paro sozinha. Ninguém fica sabendo e o que poderia ser nunca é.

    ResponderExcluir
  3. Peguei esse emprestado de uma amiga pra ler, quando li também fiquei louca que de alguma forma eles ficassem juntos, fiquei emocionada quando ele descobriu a verdade. Confesso também sou como você, sempre tento evitar e esconder.

    ResponderExcluir
  4. Ai que divertido! Só imagino sentada lendo esse livro e caindo na risada.
    Adoro livros assim, leves e contagiantes. Acredita que todos os meninos que eu gostei, eu namorei? Kkkkkk sério, não me considero muito como um coração quebrado. Sempre tive a sorte de os meninos que eu gostei, me notarem. Mas deve ser bem ruim quando isso não acontece.
    Adorei o estilo do livro, como ele se desenvolve. Obrigada pela dica !

    ResponderExcluir
  5. Olá, muito legal conhecer outra outra obra de Lemony Snicket que por sinal parece ser uma história profunda e de personagens cativantes. Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia este livro, mas fiquei bem interessada em ler, Não sabia que o escritor deste livros era o autor das Desventuras em Série e isso só me deixou mais curiosa ainda para ler este livro, adicionei em minha lista de leituras e pretendo ler em breve.

    ResponderExcluir
  7. Primeira resenha que leio da obra e confesso que fiquei super curiosa.
    Parece ser uma delicinha ler esse livro, fora as ilustrações que adoro.
    Ainda mais com uma narrativa boa e rápida, curto obras assim.
    Espero conhecer em breve. E por não conhecer a escrita do autor ainda, fiquei mais interessada.
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho muita vontade de ler esse livro! A história dele parece ser ótima, e muito bem construída. Eu acho que vou gostar bastante dos personagens e das ilustrações do livro. Tenho certeza de que também vou amar esse liro, só espero ler ele logo :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Nunca me interessei muito em ler esse livro,apesar de ter visto algumas pessoas falando super bem dele!

    ResponderExcluir
  10. Nossa, nunca tinha ouvido falar nada desse livro, mas já me empolguei e já quero fazer a leitura o quanto antes! E o autor é super conhecido, o que me chamou ainda mais atenção. A personagem parece mesmo ter um senso de humor ótimo até mesmo para enfrentar situações difíceis, então fiquei com vontade de conhecê-la.

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia o livro e gostei da sua proposta. Achei bem diferente isso de mandar todas as lembranças de volta ao seu ex, junto com uma carta explicando o porquê (e já estou curiosa para saber sobra cada coisa!). Com certeza lerei!

    ResponderExcluir
  12. Oi.
    Não conhecia o livro, mas parece ser uma leitura bem divertida!
    E sendo o autor tão conhecido, melhor ainda. Espero ter a oportunidade de ler em breve.
    Obrigada pela dica. Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Essa é a segunda resenha que leio desse livro, mas ao contrário da primeira essa foi muito positiva e agora estou dividida.
    A premissa do livro parece ser boa, aquele tipo de livro que vc lê sem esperar muita coisa e acaba sendo um ótimo jeito de passar o tempo mas eu não sei se daria uma chance.

    ResponderExcluir
  14. Gostei da premissa desse livro. Parece ser bem jovial e gostoso de ler, além de parecer divertido com os dramas de um relacionamento que está fadado a dar errado. A resenha está impecável.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/
    Participe dos SORTEIOS que estão rolando lá no blog!

    ResponderExcluir
  15. nossa! é triste vc ter o coração partido por pessoas que nem conhecem você
    mas assim... temos que ter cuidado com as expectativas que criamos das outras pessoas
    já no meu caso: tive minha confiança quebrada por uma das poucas pessoas que não deveria fazer isso
    (a gente sempre fala de relacionamentos como se fosse só casal, mas é bem mais que isso)
    parece ser o tipo de livro para ler entre livros mais pesados, por ser leve e trazer um pouco de bom humor, ou quando está na bad...

    ResponderExcluir
  16. Olá! Parece uma leitura leve, divertida, descontraída... apesar de tratar de um assunto meio complicado, rs.

    ResponderExcluir
  17. Amei a resenha, é a primeira que leio do livro, eu já tinha ouvido falar por alto dele, mas pelo visto é muito bom, estou curiosa para ler cada palavra que Min escreveu em sua carta, e o significado de cada objeto, espero ter a oportunidade de ler em breve.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  18. Nossa que sinopse e resenha boa!
    Preciso ler o livro.
    Essa capa ficou bem legal e já ouvi bastante gente falando bem dele.
    Curiosidade é o que me resta agora!

    ResponderExcluir
  19. Parece uma história muito fofinha.
    Vontade de rir e chorar a cada página?Ah,fiquei com vontade de uma leitura assim agora.
    Queria ver algumas ilustrações dele.

    ResponderExcluir
  20. Olá... "Por isso que a gente acabou" parece ser um livro muito bacana... Adoro livros com ilustrações e espero conhecer de perto a história de Min e Ed e descobrir o real motivo do término desse relacionamento. E não sabia que era do mesmo autor de Desventuras em série.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  21. Oi!
    já tinha visto esse livro antes, mas ainda não tinha para para ver sobre o que era a historia e ela acabou me surpreendedor, gostei muito principalmente por mesmo sendo um fim de relacionamento não temos um livro triste, mas sim uma historia que parece ser bem engraçada, fiquei curiosa sobre o porque do termino e se tiver oportunidade com certeza irei ler !!

    ResponderExcluir