7 de set. de 2015

Resenha - Apenas um Ano

Olá leitores! Tudo bem? Hoje estou aqui para falar do livro “Apenas um Ano” da autora Gayle Forman, continuação do livro “Apenas um Dia”. Vamos lá?

Sinopse: Em Apenas um Dia, os momentos de paixão entre Allyson e Willem foram interrompidos de maneira abrupta, lançando a jovem em um abismo de questionamentos e dor.
 Agora a história é contada pela voz de Willem. Sem saber exatamente o que o atraiu na garota de olhos grandes e jeito comportado, o rapaz inicia uma busca obsessiva por pistas que levem até a sua Lulu mesmo sem saber sequer o seu nome verdadeiro.
Enquanto tenta compreender o mistério que os separou, Willem se esforça para costurar relacionamentos desgastados e procura respostas para o futuro. Mais do que uma aventura de verão, o encontro em Paris significou para ele o início da vida adulta.



Antes de tudo queria deixar claro que não li o primeiro livro da série :’( Mas não foi por falta de interesse não! Fui até para Nárnia e não encontrei ele </3 Então li algumas resenhas para entender o básico da história e começar o segundo livro.
Pelo que pude entender, no primeiro livro Willem e Alysson se conhecem, e em apenas um dia se apaixonam, mas infelizmente acontece um acidente e eles acabam se separando. E é no começo do “Apenas um Ano” que Willem acorda em um hospital, meio confuso, mas aos poucos vai se lembrando da história e contando sua versão “daquele dia” para nós leitores J
Bem, Wiliem é um jovem aventureiro que não consegue ficar parado em apenas um lugar, e viajar está em seu sangue, ele precisa de novas descobertas e precisa de um motivo mais forte para continuar vivendo e sonhando. (Pra ser bem sincera, lendo esse livro, fiquei com muita vontade de pegar uma mochila e sair por aí sem rumo, conhecer outros lugares sabe? Muita vontade mesmo).
Só que devido a um acidente em que perde parte de sua memória ele não consegue se lembrar totalmente de Alysson, só lembra de seu apelido que ele mesmo colocou que é Lulu e não sabe onde ela mora, seu nome verdadeiro, nem nenhuma informação que o faça chegar até ela, mas a sensação que ela deixou em sua vida é forte e isso faz ele lutar para encontrar ela de algum jeito.
E o restante do livro é basicamente ele conhecendo novos países em busca da sua Lulu, conhecendo novas pessoas, resolvendo problemas familiares e até descobrindo uma nova vocação: atuar.
Gostei bastante deste livro e achei narrativa da autora bem gostava e leve, é um livro rápido de se ler e consegui me conectar com Willem e sentir tudo o que ele sentia em relação à vida e a Alysson. Porém achei que a autora deixou meio a desejar no desfecho da história.  Quanto a capa, nem preciso falar nada né? Perfeição define <3
É isso, espero que tenham gostado, Beijos e até a próxima ^^

19 comentários:

  1. Bia, desculpa não ter lido a resenha completa, mas foi só para evitar se surgisse spoiler. Bem, eu também não encontrei Apenas Um Dia, mas já to ansioso para a leitura do segundo livro. Algumas resenhas lida sobre o primeiro volume da série me deixaram bem curioso. Espero gostar da estória de amor entre Allyson e Willem.

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Eu estou evitando a Gayle Forman desde o Se eu ficar.
    Não gostei e o filme é muito melhor que o livro.
    Sim, criei preconceito com tudo que ela escreve. Sua resenha me tirou um pouco da dúvida sobre esse livro. Já cheguei a colocar ele no carrinho e acabei excluindo.
    Quem sabe eu volte a ler algo da Gayle Forman.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi,
    Confesso que me empolgue a ler Se Eu Ficar, e ele não chegou nem perto das minhas expectativas. Desde então, não me interesso muito pelos livros da Gayle Forman.
    Quando foi lançado Apenas um Dia nem li a sinopse. Vi a capa, achei bem bonita, mas pelo que Se Eu Ficar tinha me apresentado, nem parei pra saber mais sobre o que o livro falava.
    Adoro livros leves, e isso realmente a autora consegue trazer. Adorei a resenha, mas ainda tenho aquele receio em relação a Gayle.
    Sim, as capas da Gayle são lindas. Uma pena eu não me interessas tanto mais. Quem sabe uma hora, sem expectativas, tendo ler algo dela novamente.
    Bjjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, para ficar mais fácil acrescentei o sobrenome. Agora comento como Letícia Ventura, mas é a mesma conta. (:

      Excluir
  4. Olá,
    Ao contrário dos cometários acima eu li recentemente Se Eu Ficar e gostei muito do livros. Tenho também Para onde ela Foi, Apenas Um Dia, Apenas um Ano e Estive Aqui, todos da fila de espera....

    Gostei muito da resenha, me deu mais vontade de ler, mas isso vai demorar um pouquinho, pois tenho outros com prioridades maiores.
    Sou daquelas que compro mais livros do que realmente consigo ler, mas um dia eu chego lá.

    Parabéns pela resenha!!!!

    ResponderExcluir
  5. Também peguei raiva desse autor, do mesmo jeito que peguei do tio Green, era sempre uma expectativa de ler os livros e sempre me decepcionava no final. Então parei de ler os livros desses autores. Espero um dia voltar a ler eles. Mas agora prefiro ir em buscar de autores que me surpreendam positivamente. Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  6. Adoro o estilo dessas capas, sou apaixonada por elas! Vi a box que vinha esse livro e surtei, quero muito, haha, mas não conhecia muito a história. Achei incrível, parece realmente ser uma leitura bem leve e até rápida, mas com aquelas histórias que te toca. Nunca li um livro desse autor, mas queria muito ler, acho que vai entrar para a lista de desejados!
    Beijos

    http://mundodeleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. OI Bia
    Ainda não li nada da autora, mas queria ler algo. Nao sei se começaria com essa série, mas gostei de saber que a leitura foi proveitosa para você. A autora deve ter uma ótima narrativa mesmo, diante dos elogios que escuto e que você citou. Ótima resenha.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Nunca me interessei por nenhum livro da autora, porém esse até parece ser bom. Achei interessante que o protagonista vai viajando para vários lugares, sem um rumo certo e vai descobrindo coisas sobre si mesmo que nem imaginava. Talvez leia, se tiver a oportunidade.
    Bjus.

    ResponderExcluir
  9. Muito Legal o enredo da história. Achei bastante atraente. Não li nem este nem o primeiro. Mas, com essa sua RESENHA, pude ver que vale a pena Sim lê este clássico, pois a história é comovente e nos trás uma reflexão sobre a vida.

    ResponderExcluir
  10. Muito Legal o enredo da história. Achei bastante atraente. Não li nem este nem o primeiro. Mas, com essa sua RESENHA, pude ver que vale a pena Sim lê este clássico, pois a história é comovente e nos trás uma reflexão sobre a vida.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite.
    Ótima resenha. Parabéns!
    Gostei muito da história. Achei muito interessante. Gostaria de ler todos.
    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Oii Bia, Quando li Se eu ficar fiquei com aquela vontade desgramada de ir até a Gayle e falar com ela a respeito do livro, confesso que ainda não li nenhum outro título da autora, porém fiquei com muita vontade de ler Apenas un dia e também Apenas um ano, espero poder lê-los em breve!!!

    ResponderExcluir
  13. Oie
    Eu não consigo me dar bem com a narrativa da Gayle,já tentei várias vezes mas até agora nada.E eu não gostei dos personagens desses livros tanto da Alysson quando do Willem,por algum motivo os personagens não me convenceram.Mas que bom que tu gostou e espero que você encontre o outro livro assim você pode fazer a leitura e ficar mais por dentro da história,ou não.
    beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi Bia!
    Adoro a escrita da Gayle, dela ja li Se Eu Ficar e Para Onde Ela Foi o me apaixonei muito. Faz um tempinho que quero ler Apenas Um Dia e Apenas Um Ano, sempre tem umas promoçõeszinhas que eles ficam baratinhos mas acabo perdendo e adiando a leitura. Ainda quero ler.
    Ah e as capas do livros da Gayle são sempre lindas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Ainda não li nada dessa autora, mas pretendo ler logo os livros dela, só não vou ser Se Eu Ficar, porque vi o filme e não gostei nada.
    Agora já esse livro, já li a resenha do primeiro, e por mais que a estória seja um pouco confusa, pelo menos para mim pareceu ser, tem desperto um grande interesse de ler.

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    Os livros dessa autora são muito bem comentados, nunca li nenhum dos livros dela e minha vontade de ler eles só aumenta. Gostei da parte de resenha que você fala que deu uma vontade de pegar uma mochila e sair pelo mundo a fora, adoro esses livros que estimulam as pessoas. Bela resenha. Abraços.

    ResponderExcluir
  17. Amo livros que mostram duas versões de uma mesma situação, pois assim vc passa a conhecer mais os personagens envolvidos. Amo autores que tem o mesmo padrão de capa e o padrão da Gayle é lindo, nunca li livros dela e talvez esses possam ser os primeiros.

    ResponderExcluir