11 de ago. de 2015

Resenha - Will & Will, Um nome,um destino

Olá leitores! Tudo bem? Hoje estou aqui pra falar um pouquinho de um livro que está fazendo muito sucesso, já ouvi muitos elogios e criticas contra ele. Por isso, resolvi comprar pra ter minha própria opinião. Só uma coisa: Não recomendo essa resenha caso você tenha algum tipo de preconceito contra pessoas homossexuais. Recado dado. Vamos lá?

Sinopse: Em uma noite fria, numa improvável esquina de Chicago, Will Grayson encontra... Will Grayson. Os dois adolescentes dividem o mesmo nome. E, aparentemente, apenas isso os une. Mas mesmo circulando em ambientes completamente diferentes, os dois estão prestes a embarcar em um aventura de épicas proporções. O mais fabuloso musical a jamais ser apresentado nos palcos politicamente corretos do ensino médio.



Will e Will é um livro narrado em primeira pessoa pelos dois Will Grayson, sendo alternado um capitulo para cada um, onde cada um fala sobre o seu dia-a-dia.
A principio, o primeiro Will Grayson faz um resumo de sua vida pacata e de seus poucos amigos, que na verdade se resume ao total de um amigo, Tiny Cooper, que faz pouco tempo assumiu ser gay, depois Jane também entra na história. Eu amei o personagem. Ele é um garoto comum, que enfrenta a vida da maneira que acha melhor e pronto. Sem esperar demais e sem cobrar demais. Will leva a sério suas duas regras na sua vida, onde 1- não se importe com nada e 2- mantenha a boca fechada. Ele acredita que seguindo essas duas regras pode evitar muitos problemas e um deles é ter que lidar com a decepção do coração partido, a qual não sofreu (por enquanto) e não quer sofrer.
Em uma via totalmente diferente segue o outro Will Grayson, um garoto gay não assumido que sofre muito, com sua depressão, o abandono do pai e a inercia da mãe. Will é um garoto indiferente a tudo e a todos, acostumado a se isolar e esperar pelo momento certo de morrer ou matar a todos. Não gostei muito do personagem, essa coisa de "ai, ninguém entende como eu sofro"... ah, para que tá feio! Não tenho paciência, de verdade.
 Na companhia de Maura, Will pode praguejar o mundo, e contar quantas pessoas está sentindo vontade de matar no dia, mas é apenas isso, ele não tem nenhum sentimento de amizade verdadeiro por ela.  Mas ela nutri por ele não só amizade, digamos que chegue a ser um certo amor, que a levará a magoa-lo de modo que até eu fiquei arrasada, sério! Will só é uma pessoa diferente quando está conversando com Isaac, seu amigo virtual pelo qual ele se vê apaixonado e correspondido. Isaac é seguro e de certa forma é uma luz no fim do túnel para Will, mas ele é apenas um amigo virtual, e Will precisa que ele seja real, que ele esteja a seu lado, o que não quer dizer que realmente será algo bom para ele. E é a partir de um encontro marcado por ambos que Will conhece o outro Will e a história começa de verdade.
Não posso deixar de falar de Tiny Cooper, o garoto corpulento, atleta do time da escola e gay, um menino fabuloso, que sempre faz tudo para que todos a sua volta estejam felizes. Tiny, é a vida do livro, é o riso e o colorido, é o drama e a força. Tiny é Tiny e ele é fabuloso. Aliás, ainda estou sem entender porque o livro não se chama “Will, Will e Tiny”, sério!
A história toda acontece em torno destes três personagens, é ritmada e envolvida no musical de Tiny que é um dos momentos mais aguardados do livro.
Bom, o que mais me chamou a atenção nesse livro foi o fato de ter sido escrito por dois autores: John Green e David Levithan, nunca li nenhum livro do último, mas sou fã de carteirinha do primeiro. E tenho quase certeza que John escreveu a parte do Will hetero.
Achei o começo meio chatinho e parado sabe? Acho que a história ganhou vida a partir do momento em que os dois Will’s se encontraram. E me surpreendi pelo fato do livro não girar principalmente em torno da homossexualidade, e sim da amizade verdadeira. O livro tem de tudo: romance, drama, comédia… eu perdi a conta de quantas vezes bateram na minha porta pra saber qual era a piada, de tão alto que eu ria Hahaha!
O livro acaba passando a mensagem de que amor é amor. Não importa se é entre pessoas do mesmo sexo ou sexos diferentes, todos temos direito de amar, seja namorado(a) ou amigo(a). Todas as formas de amor são válidas!
É isso, espero que tenham gostado! Beijos e até a próxima ^^

19 comentários:

  1. Sempre tive um certo interesse por esse livro,mas ando decepcionada com o Green que tenho certo receio em ler novamente uma obra dele.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olá.
    Mais uma resenha muito bem feita,
    Sou partidária de que amor é amor, independente de qual forma for.
    Ganhei o livro de presente a um certo tempo, mas não li ainda e confesso que até então não estava tão animada para ler. Porém após a leitura da resenha fiquei interessada.

    Mais uma vez, parabéns pela resenha

    ResponderExcluir
  4. Olá Bia, tudo bem?

    Demorei mas cheguei aqui...kk....esse livro está fazendo um grande sucesso sim, a história parece interessante e sim amor é amor e ponto.....ótima resenha....bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Ótima resenha.
    Gostei desse livro pela lição que ele passa. Abordando esse assunto que é bastante discutido e ainda gera muita discrimação. No começo não há uma certa emoção, mas depois você se envolve realmente com a história.

    Parabéns pela resenha!!

    ResponderExcluir
  7. Ótima resenha, parabéns.
    Nunca li esse livro por que não tinha interesse, sinceramente achei que seria apenas mais uma simples história de amor, mas após ler sua resenha confesso que me deu uma certa curiosidade de conhecer essa história, acho que será uma nova experiência para mim pois nunca li um romance homossexual, gosto do Levithan e digo que o Green andou me decepcionando em alguns livros, porém vou colocar na lista e quem sabe algum dia eu leia.

    ResponderExcluir
  8. Oi Bia...
    Que bom que mesmo começando parado o livro engrenou. Nem sabia que este livro era tao divertido assim rs
    Eu nunca tive muita vontade de ler, mas um dia quem sabe.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Adorei a resenha. Nunca li o livro, e tenho um certo medo em ler por causa do John (que tem me decepcionado muito com os finais dos livros). Mas com o seu comentário positivo, me deixou um pouco mais empolgado. Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pela maravilhosa resenha, nunca li nenhum livro desse autor, mas tenho ouvido muitos elogios, a parte mais legal e que esse autor tem inovado bastante, e tem escrito histórias nas quais toca em assuntos que quase ninguém fala, e isso é muito importante. Quero muito ler esse livro.

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Assim como você, adoro a escrita, o estilo e tudo sobre o John Green. Nunca havia me interessado por comprar o livro antes, porque apesar de ter ouvido falar sobre o David, achava que as histórias escritas por ele poderiam ser monótonas. Mas, acabei cedendo e dando o braço a torcer para tentar ler Naomi e Ely e, depois dessa resenha, estou vendo que o mesmo vai acontecer com Will e Will. Quando lemos a sinopse, nem parece ser tão legal quanto é, por isso, muito obrigada por sua colaboração à descoberta de novos bons livros!

    ResponderExcluir
  12. Oi,
    Esse é o único livro do John que ainda não li. Gosto muito do David Levithan e do John. Essa parceria deve ter ficado incrível. Não sei o porquê de não ter lido ainda, mas depois da resenha me interessei mais. Gosto muito de livros que arrancam risadas e trazem mensagens para a vida. Vou procurar algum amigo que tenha e pegarei emprestado kkkk.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Eu ainda não li nenhum dos livros do David Levithan, mas tenho bastante vontade de lê-los, não só por conta dos comentários que vejo sobre eles, que são positivos, mas também sobre os conteúdos dos livros. Vendo sua resenha de Will & Will, vi que é mais um desses livros brilhantes, que aborda várias coisas em um livro só. Adoro livros como esse, que é repleto de aprendizado!

    ResponderExcluir
  14. Eu adorei o livro, fiquei morrendo de curiosidade pelo final, queria saber o que aconteceu depois da peça. Eu comecei meio incerta com o segundo Will, achei que não fosse me dar muito bem com ele, mas depois até ria de suas piadas sarcásticas. Love John Green <3
    http://chuvacobertaelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Adorei a resenha!! Nao estou muito inspirada ou interessada em ler esse pois o John ele caga com os finais...
    Mas vamos ver né

    ResponderExcluir
  16. Adorei o livro, concordo com a parte de que deveria se chamar "Will, Will e Tiny" mas terminei a leitura com um ar de "é só isso?". Definitivamente esperava mais só nao sei se é porque foi parte escrito por um autor que gosto muito ou por causa de todos os comentários que li antes de ler mas no final achei um livro bem agradável.

    ResponderExcluir
  17. Olá.
    Mais uma resenha muito bem feita,
    Sou partidária de que amor é amor, independente de qual forma for.
    Ganhei o livro de presente a um certo tempo, mas não li ainda e confesso que até então não estava tão animada para ler. Porém após a leitura da resenha fiquei interessada.

    Mais uma vez, parabéns pela resenha

    ResponderExcluir
  18. Oi Bia, tudo bom?
    Adorei a sua resenha, e acho que vou dar uma chance para o livro.
    Nunca li nada sobre o tema de homossexualidade, mas quero ler para conhecer mais sobre o assunto. O que seria uma leitura super recomendada para as pessoas que ainda tem preconceito a respeito do tema, porque amor é amor, independente do gênero, todos somos iguais.

    Bijux ;)
    http://entrelinhasalways.blogspot.com/

    ResponderExcluir