11 de mai. de 2015

Resenha - Nove Plantas do Desejo e a Flor de Estufa

Olá leitores, tudo bom com vocês? Não, calma, vocês não entenderam errado. O nome do livro é realmente esse. Grande né? Também achei Hahaha! Vamos conferir a resenha desse super livro?

Sinopse: LILA NOVA: 32 anos, redatora de publicidade, divorciada. 
RESIDÊNCIA: um conjugado reformado no Lower East Side, em Nova York. 
MANTRA PESSOAL: nada de animais de estimação, nada de plantas, nada de gente, nada de problemas. Mas quando ela conhece David Exley, um charmoso vendedor de plantas, algo muito colorido floresce em sua vida solitária. Das esquinas opressivas de Manhattan às luxuriantes florestas tropicais, Nove plantas do desejo e a flor de estufa é a história de uma mulher que precisa viajar além das fronteiras do senso comum e da chamada "zona de conforto" para encontrar o que realmente quer.






A história começa com a apresentação de Lila Nova, nossa protagonista nova iorquina. Publicitária de relativo sucesso, ela amarga um divórcio e busca não lidar intimamente com ninguém. Sem filhos, animais de estimação ou plantas, ela evita lidar com sua própria vida vazia. Ela leva um dia atrás do outro, pelo menos até conhecer David Exley, charmoso vendedor de plantas em uma feirinha de produtos orgânicos local. Decidida a começar a cultivar algo, ela compra uma planta e inicia sua jornada em um mundo fabuloso e desconhecido, repleto de mistérios e magia.
É assim que ela conhece Armand, dono de uma excêntrica lavanderia que acaba por se tornar seu guia no mundo das plantas medicinais. Atraída por uma samambaia-de-fogo, espécie raríssima, ela entra na loja como uma verdadeira Alice no País das Maravilhas. Armand a desafia: se ela fizer vingar uma muda da samambaia, ganha a chance de conhecer nove plantas secretas que guarda em um quarto no fundo da loja, associadas a um mito que garante que as mesmas garantem imortalidade, prosperidade, fertilidade, fama e poder a quem as possuir. Lila decide que esperará pacientemente até que o broto germine. Meio que apaixonada por David, ela lhe conta sobre as plantas secretas. Esse foi seu erro. No dia seguinte a lavanderia foi invadida, as plantas levadas e David... David havia fugido.
Inconformada por levar tamanha desgraça para Armand, Lila diz que fará tudo que ele quiser como forma de pagamento. Armand só deseja uma coisa: que ela vá até o México e procure as nove plantas com ele.
E é aí que a aventura começa. Quem diria que uma publicitária estaria um dia, no meio de uma floresta, suada, cansada, quase sendo atacada por cobras e escorpiões por causa de plantas hein! Muita coisa rola nessa aventura, e vocês vão precisar ler para descobrir o resto.
O livro gira em torno das nove plantas. O interessante foi, para mim, descobrir um pouco mais sobre cada espécie de plantas raras, desde orquídeas até zâmias e gloxínias. A maioria das informações são reais, outras são da criação da autora, só que isso não tirou o brilho do livro. Até a maconha se tornou uma planta do desejo Hahaha!
Nove Plantas do Desejo e A Flor de Estufa é um livro maluco, literalmente. Esse livro conseguiu me arrancar várias risadas, os personagens são tão obcecados por plantas que chegam a fazer coisas que vocês nunca imaginariam que fariam. E isso eu achei bem bacana porque não tem aquela coisa de “ah, já até imagino o que vai acontecer agora”, tudo vira uma surpresa. Morgot conseguiu criar uma aventura recheada de amor, desconfiança, mistério e muitas plantas exóticas. Posso afirmar que aprendi muito com esse livro. Nunca fui muito fã de plantas, mas confesso que depois que li esse livro, não consigo olhar para uma e não tentar imaginar o que ela tá sentindo.  O único ponto que não gostei, foi o final. Infelizmente a autora não nos conta muito bem o que aconteceu com a Lila. Mas fora isso, foi uma ótima leitura. Recomendo!

"Se você consegue ouvir o silêncio enquanto é acordada pelos caminhões de lixo, você tem poder. Se consegue perceber que as estrelas quando tudo o que vê são as luzes dos arrranha-céus, isso é poder. Se consegue sentir o cheiro da floresta na frente do lixão, então você tem poder. Nunca deixe as circunstâncias, nem as pessoas à sua volta, lhe dizerem o que ver, sentir, degustar, cheirar ou ouvir." - Armand

18 comentários:

  1. Realmente o nome é enorme mas parece ser muito fofo o livro,irei coloca-lo na minha lista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fofo e bem maluco rsrs Coloque mesmo, vale a pena ;)

      Excluir
  2. Se eu estivesse em alguma livraria e visse um livro com o título desse tamanho, com certeza eu me espantaria hahahha Apesar de grande, eu achei a capa bem fofa e criativa <3 O conteúdo do livro me chamou bastante atenção, por envolver plantas, o que é difícil de ver isso nos livros atuais. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, é bem difícil encontrar um livro que tenha como foco, plantas. Ah e obrigada! :)

      Excluir
  3. Bia, que livro mais doido.
    Porém acho que eu ia curtir essa loucura, mesmo o final não sendo isso tudo.
    Acho que quero lê-lo.
    Achei o nome muito bem bolado e original.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  4. Amei a resenha! Sempre vejo esse livro em promoções maravilhosas. Com certeza procurarei comprá-lo. Obrigada pela indicação!

    ResponderExcluir
  5. Capa me lembra livros mais antigos . A historia parece realmente boa . Entrou na lista .legal esse tema de plantas .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa também me lembrou livros antigos rsrsrs Super legal mesmo!

      Excluir
  6. A capa e o título são bem diferentes mesmo, mas parece ser interessante. Me deixou curiosa, rs. Beijos.

    http://livro-apaixonado.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oie ^^
    Estou com esse livro para ler,ele me parece ser muito bom,nada muito chato,eu não estou esperando muito dele,pois so comprei pelo preço e pela capa,enfim,pelo que você disse ele é bom,estou ansiosa para começar a ler :D
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. A capa ate que gostei, e a história parece ser bem interessante e diferente do que estou acostumada, mas por enquanto não irei coloca-la na minha lista para ler.

    ResponderExcluir
  9. Comprei esse livro com um pé atrás e ainda não li, mas depois dessa resenha despertou uma grande vontade de lê-lo. Será minha próxima leitura.
    Obrigada pela resenha!
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  10. Comprei esse livro com um pé atrás e ainda não li, mas depois dessa resenha despertou uma grande vontade de lê-lo. Será minha próxima leitura.
    Obrigada pela resenha!
    Beijos :*

    ResponderExcluir